top of page

O Sindicato

HISTÓRIA

O sindicalismo nasce no início do século XIX, com a Revolução Industrial, mas o espírito associativo entre os trabalhadores existe desde a Idade Média. Apesar de ser um processo demorado e marcado por conflitos, o sindicalismo evolui e, gradativamente, a luta sindical consegue importantes conquistas, como a redução da jornada de trabalho, melhoria de salários, proibição do trabalho infantil, limitação do trabalho feminino e direito de greve.

Aqui, as primeiras formas de organização sindical foram: sociedade de socorro e ajuda mútua e união operária, que com o advento da indústria passou a se organizar por ramo de atividade, dando origem aos sindicatos, que nada mais são do que as categorias organizadas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, salários, benefícios e conquistar avanços sociais e políticos.

Nossa primeira lei sindical surgiu após a primeira Guerra Mundial, quando o Brasil adotou como ideologia a filosofia fascista de direita que se erguia na Itália. Esta lei tinha cunho corporativista e teve o apoio do governo de Getúlio Vargas.

De 1930 a 1988, não houve grandes avanços constitucionais na organização sindical brasileira. A Constituição Federal de 1988, denominada por Ulisses Guimarães de “Constituição Cidadã”, assegura grandes avanços sobre alguns aspectos do direito sindical, embora mantenha defeitos advindos do corporativismo, comprometendo pontos importantes como a livre organização e a ação sindical.

Foi sob a influência destes novos tempos que o Sindicato dos Empregados de Lauro de Freitas foi fundado, em 23 de julho de 1989, através do trabalho de heroicos companheiros, como o saudoso Washington de Souza, líder da “Revolta dos Peões”, Dalva Rosa Leite e Eliúdes Coutinho, com o apoio dos companheiros do Sindicato dos Comerciários de Salvador.

Desta forma demos continuidade à organização dos comerciários, cuja semente foi lançada no início do século passado, quando surgiram as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio (chamados na época de caixeiros) para lutar contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Durante estes 23 anos de luta, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Lauro de Freitas garantiu importantes avanços para os comerciários de Lauro de Freitas. Além de campanhas salariais vitoriosas, o Sindicato garantiu inúmeras conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, como convênios nas áreas de educação e saúde; comemoração do Dia do Comerciário, campeonatos de futebol, além de um clube recreativo, proporcionando lazer de qualidade para associados e seus dependentes.

A nossa história tem sido construída com determinação, combatividade e respeito a uma categoria que é tão importante para o desenvolvimento da economia da nossa região, estado e país. Essas conquistas são marcas do sindicalismo classista desenvolvido pela diretoria desta entidade.

É nesse espírito de luta permanente, de reconhecimento à força da contribuição individual para o interesse coletivo que sustenta as relações sindicais.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Lauro de Freitas é representativo da categoria dos empregados no comércio da região metropolitana. É constituído por uma Diretoria com integrantes efetivos e suplentes. Entre eles são escolhidos membros da direção executiva, composta por dirigentes liberados. Além da estrutura física que o Sindicato disponibiliza para o atendimento, 10 (dez) funcionários fazem o atendimento diário.

Ficam a disposição os seguintes setores para informações: Calculo trabalhista, homologações, plantão jurídico, financeiro e duvidas em gerais. Que funciona no período matutino das 8:00 às 12:00 horas e no período vespertino das 13:30:00 às 17:30 horas. Além do atendimento interno, o atendimento externo também é feito para os comerciários, diretamente nas lojas, pelos diretores que estão à disposição na sede do Sindicato.

O SINDECOLF (Sindicato dos Empregados no Comercio de Lauro de Freitas) tem orgulho de fazer parte deste país, deste estado e desta cidade. Tem orgulho de ter o prestígio e apoio de todos os comerciários.

bottom of page